« ver todos os posts



Série Dicas #4


Fico feliz em saber que essas dicas estão ajudando a galera.

Hoje o assunto é efeito. Eu gosto de dividir esse universo em três partes.

Efeitos de modulação. São os chorus, tremolos, rotarys, phasers, flangers e vibratos. Na cadeia de pedais coloco eles logo após as distorções. Cada situação pede um deles. Em estúdio eu uso o Mod Pro da Line6 ou os efeitos do Pod mesmo, os racks são mais completos na minha opinião. Ao vivo uso o Liquid Chorus da Visual Sound e o Boss Tremolo ou outra coisa que precisar.

Logo após vem o reverb. Efeito que eu tenho usado bastante. O reverb simula a reflexão do som em uma sala real. Ele coloca a guitarra em diferentes ambientes, de diferentes tamanhos. Cada rack tem o seu reverb, mas eu realmente amo os pedaizinhos pela praticidade. Uso o Boss Rv-5 e o Line6 Verbzilla.

Por último vem o delay. Coloco ele depois do pedal de volume para que as repetições continuem caso eu faça um fade out. Sou apaixonado pelo Tc Electronic Nova Delay. Ele é bom e completo. Tem um pouco de ruído mas vale a pena. Amo o botão de tonalidade, um tape sound deixa o delay mais inteligente como disse o grande Tom Bukovac. Tenho também um Boss Dd-5, bem velho, muito bom também.

Amigos, efeito é como o tempero da comida. Pouco fica sem graça, muito não dá pra comer. Busque o equilíbrio e sempre o bom gosto! Aprenda que o ouvido é o seu maior aliado. Bons sons!


7 Respostas

  1. Neymison disse:

    Realmente essas dicas tem me ajudado bastante. Na minha igreja tocamos muito as músicas do Quatro Por Um, e comprei 02 pedais baseados nas tuas dicas, o Route 66 Visual Sound e Riot da Suhr, ambos são sensacionais. Além destes tenho o DD7 Boss, Ps6 Boss e um afinador, mas ainda não sei qual próximo pedal comprar.
    Valeu brother! Aguardo novas dicas! Paz.

  2. Jesriel Matias disse:

    olá Duda, sou um grande admirador seu, e a respeito do seu site, estou aprendendo muito. Bem comecei a tocar violão há 2 anos o há pouco tempo comecei na guitarra, hoje estou trinando arpejos, e tenho um conhecimento básico das escalas, qual dica vc me dá? pois tenho muita vontade de improvisar, usar distorção, e tal. Abs

    • Duda disse:

      Se vc ja domina a escala maior e a menor, comece a tirar os solos de musicas que vc gosta. Vai ajudar bastante. Abc!

  3. Israel Silva disse:

    Duda, recentemente comprei o pedal Eventine – Time Factor. Achei o pedal excelente porém queria saber qual a diferença dele para o Tc eletronics Nova delay.

  4. Paulo Santos disse:

    olá duda , brother estou meio enrrolado , tenho uma dl4 , porém acho ela meio complicada de mexer , me ofereceram uma tc nova repeater , oque eu faço ? hehe

Deixe uma resposta