« ver todos os posts



Série Dicas #5


Chegamos ao encerramento dessa série sobre equipamentos para guitarra, espero que tenha sido útil, escrevi com muito carinho.

Bom, nesse fechamento eu queria mostrar pra vocês quais são as minhas opções em diferentes situações.

Quando a gente fala em estúdio, a primeira pergunta é sempre “O que essa música precisa?”. Eu tento descobrir de que maneira a minha guitarra pode contribuir com a canção. Baseado nisso eu vou criando as partes e os timbres.

Se a minha necessidade é um som mais cru, mais vintage, menos processado, a minha escolha será sempre o amplificador microfonado e alguns pedaisinhos na frente. Um drive bem british, com aquele delay se encaixa aqui por exemplo.

Quando eu preciso de uma distorção cheia de ganho eu corro pro Line6 Pod X3 Pro. Todos os meus solos higain vem dele. Os simuladores simulam os sons de produtos clássicos. Você tem que ter o mínimo de informação pra saber pra onde está indo e como chegar lá. Vejo muita gente usando aparelhos super legais, mas com o som que veio de fábrica. Vamos colocar a mão na massa gente! Pesquisem.

Quase toda música precisa daquele som especial. O som que vai dar um toque de profundidade,  de ambiência. Essa é a hora dos processadores. Um rotary, chorus, tremolo. Sempre vou até os racks pra isso. Eles te permitem acrescentar várias camadas de efeitos, eliminar o ruído, mandar um som stereo bem marcante, enfim, eu não chego em um resultado satisfatório de outra maneira.

Ao vivo com o 4 eu uso alguns pedais. O som da guitarra na minha banda precisa preencher bastante, algo bem vintage e cheio de punch.

Quando estou gravando o dvd de algum artista eu analiso o que ele mais precisa. Já usei racks, pedais, o que a situação necessitar.

A minha maior dica é, seja criativo. O bom guitarrista tem que estar pronto pra oferecer a melhor idéia e já saber modelar o som perfeito pra ela, tudo rápida e precisamente. Pesquisem galera, tirem o máximo do equipamento de vocês. Aprendam a mexer pra valer, usem todas as possibilidades, sempre com o bom gosto em primeiro lugar. Tudo de bom pra vocês!


14 Respostas

  1. Rafael disse:

    Ajudou com certeza Duda,qual vai ser a proxima serie de dicas? Abraços

  2. Jadson disse:

    Suas Dicas sempre se encaixando no que preciso, Muito Legal. Tenho analisando seus trabalhos tanto com o 4/1 como com outros Artistas e me surpreende muito a sua Criatividade de Criar Possibilidades sempre com um estilo único, você é um cara muito abençoado parabéns pela sua bela carreira e que Deus continue a te Guiar !

  3. André Luiz disse:

    Grande Duda suas #5 Dicas abriram muito a minha visão pra buscar a forma correta sobre amp e set, seria bom que muitos tivessem essa iniciativa e estamos aguardando mais novidades abração que Deus continue lhe abençoando.

  4. junior kurt disse:

    a paz dos senhor vazo cara eu comprei um pedal da visual sond eu ja v ele so seu set-up q dicas vc pode m passar sobre esse pedal? um abraço fica com Deus

    • Duda disse:

      Cara, faca todos os testes possiveis, use o ouvido e o bom gosto. Esse pedal funciona bem em quase tudo. Abs!

  5. Matheus Andrade disse:

    Quero começar a montar o meu set também. Me dê dicas de pedais, por favor. Eu toco um estilo bem 4/1. E me responda uma coisa: sei que em todas as suas participações em cds e dvds você dá o seu máximo, mas qual dvd mais te marcou? (na minha opinião foi o Glória in Rio, porque você num tirou o sorriso do rosto durante todo o dvd)Abração.

    • Duda disse:

      Olá Matheus, dá uma olhada no blog, tem uma série com dicas que pode te ajudar. O dvd Apenas um Toque da Fernanda Brum foi muito marcante, por ter sido o primeiro teve um gosto especial. Abs!

  6. Rafael Leal disse:

    Olá Duda, primeiramente é um prazer comentar nesse Blog.. Pois sou um Admirador de seu Trabalho como um todo, mas.. Principalmente dos seus timbres, pra mim você é um dos Guitarristas que conseguem “chegar lá” e nós sabemos que o que motiva um guitarrista é a procura pelo som perfeito… No mas, muito obrigado pela dica maravilhosa, acho que o segredo está no “testar todas as combinações possiveis”
    Abraço Garoto!

  7. Ronan disse:

    Fala meu irmão, essas dicas que vc deu sobre efeitos som limpo do amp e etc..foram essencias para mim.Seu estilo unico de tocar é BRILHANTE parabéns.Não sei se posso me considerar um GUITARRISTA mas toco guitarra rsrs.. e a minha influencia é o seu SOM e ESTILO de tocar.As guitarras nos Cds do 4/1, sem comentários..A banda fez um show aqui em Pati do Alferes sensacional no dia 31/05/2013, vc me deu sua paleta…Sei que vc não tem tempo mas será que seria muito pedir uma correia sua autografada.Desde já agradeço e oro por vc e pela Banda..Grande abraço.

  8. Rafael disse:

    Duda fala ai de alguns pedais que utilizou no álbum UM CHAMADO!

  9. Rafael disse:

    Valeu irmão! algumas dicas são sempre essenciais!

Deixe uma resposta